70 milhões de brasileiros tem acesso à internet

70 milhões de brasileiros tem acesso à InternetSaudações, internautas!
Acredito que o título deste artigo já não é mais novidade pra ninguém. Ter um computador em casa está se tornando a mesma história que a do telefone fixo residencial. Antigamente somente pessoas com melhores condições financeiras possuíam, mas com a popularização do serviço, todos passaram a comprar um aparelho e assinar uma linha telefônica. O mesmo está acontecendo com o uso de computadores: em um futuro breve, todos terão computadores com acesso à internet em casa.

Devido ao crescimento da disponibilidade de computadores com acesso à web, preços baixos de computadores pessoais e planos acessíveis de internet doméstica, o Brasil bateu um novo recorde de horas de navegação. A pesquisa foi feita pela Instituição Ibope Nielsen Online, empresa que realiza pesquisas nessa área.

Segundo a pesquisa, os brasileiros passam aproximadamente 44 horas por mês na internet, mais que os americanos e europeus. No entanto, os acessos são realizados mais no serviço do que nas residências: de 200 milhões de brasileiros, 42,3 milhões tem acesso à internet em casa, enquanto 46,8 milhões acessam no trabalho. O interessante é que mesmo com velocidade de internet inferior que os países americanos e europeus, o Brasil ainda conseguiu alcançar essa posição.

Em quais sites os brasileiros passam tantas horas?
Bom, então vamos às estatísticas: 34,6 milhões de usuários gastam a maior parte do tempo na internet lendo e-mails, utilizando mensageiros instantâneos, serviços de downloads e lógico, em redes sociais. 23 milhões de pessoas costumam passar um bom tempo em sites de vídeos, como o YouTube. Uma novidade no ranking brasileiro de navegação é o e-commerce. Ultimamente os internautas brasileiros estão mais dispostos a comprar pela internet, totalizando 21,3 milhões de usuários.
Em contrapartida, o Brasil alcançou outro recorde em pesquisas tecnológicas, dessa vez não muito animadora: o país é campeão em
conteúdo malicioso na América Latina, segundo uma pesquisa da empresa McAfee. Entre as ameaças estão crimes digitais e spams carregados com malwares ou com links que levam à páginas ofensivas. A empresa mostra que uma das técnicas de contaminação mais utilizadas são e-mails baseados em acontecimentos reais, para tentar angariar a confiança do usuário.

Em um estudo mais detalhado, a Ibope Nielsen Online calculou que o aumento de brasileiros com acesso à internet traz uma grande vantagem: a movimentação de dinheiro com publicidade online. Até o início de 2010, a pesquisa registrou 1800 anunciantes através de 16000 banners espalhados pelos sites na internet. A estimativa é o aumento desse número, visto que à medida que novas residências possuírem acesso à internet, maior será o número de visitas em websites. Isso pode trazer uma grande vantagem para sites que sobrevivem de patrocinadores para permanecerem ativos.
Outro aspecto que vem tomando a atenção dos internautas é a computação em nuvem, frequentemente utilizada por profissionais da informática e por empresas corporativas. Com a ascensão dos serviços online, a tendência é a maior utilização de serviços de hospedagem de arquivos e aplicativos que rodam direto pela web, como o Google Docs, Office 365, Skydrive e Evernote, por exemplo.

Bem, eu preciso fazer as contas, mas acredito que passo mais que 44 horas por mês na internet, rsrs.
Abraço, pessoal! Até breve!


Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Preencha o campo abaixo * Time limit is exhausted. Please reload CAPTCHA.