Aplicativos úteis para o cotidiano

Aplicativos úteis para o cotidianoOlá, caros leitores!
No artigo sobre Sprint Backlog, eu mencionei que elaboraria um artigo sobre algumas ferramentas que utilizo nas minhas atividades de desenvolvimento. Bom, e como promessa é dívida, hoje finalmente lhes apresento o artigo com 7 dicas de aplicativos!

Talvez, para alguns desenvolvedores, os aplicativos apresentados neste artigo não serão novidade. Mesmo assim, como forma de enriquecer a base de conhecimento do blog e ajudar outros leitores, achei importante documentá-los aqui.
Vale lembrar que estes são apenas aplicativos de apoio, direcionadas principalmente para facilitar o trabalho ou elevar a produtividade do desenvolvedor.
Sem mais delongas, segue a lista!

1) Notepad++
Em 2012, publiquei um breve artigo sobre o Notepad++ e algumas das suas principais características. No artigo de hoje, volto a falar dessa ferramenta pelo auxílio que ela proporciona nas atividades de programação. O Notepad++, em poucas palavras, é uma versão do Bloco de Notas do Windows voltada para desenvolvedores, disponibilizando vários recursos essenciais, como conversões, manipulação de textos, buscas textuais, macros e formatação do código-fonte conforme a linguagem selecionada. Além de ser bem leve, o Notepad++ também permite a instalação de plugins para expandir suas funcionalidades. De tanto usá-lo, costumo deixá-lo aberto todo o tempo enquanto estou programando.
Site do aplicativo: http://notepad-plus-plus.org/

Aplicativo Notepad++

2) Everything
O nome pode parecer bem comum, mas esse aplicativo é um grande assistente para procurar arquivos no computador de forma instantânea. O Everything funciona da seguinte forma: quando é aberto, o aplicativo varre o computador e monta uma base de dados com os índices dos arquivos. Uma vez montada, basta digitar o nome parcial de qualquer arquivo no campo de busca e conferir as ocorrências que aparecerão imediatamente na lista abaixo. É como a busca do Windows, mas com o diferencial de que não é necessário esperar o buscador encontrar o arquivo, já que a base está indexada.
É possível configurar o aplicativo para continuar em execução na bandeja do sistema quando for minimizado. Dessa forma, a base de dados será atualizada constantemente com os arquivos adicionados, alterados ou excluídos, impedindo que ela seja remontada todas as vezes que o aplicativo for reaberto.
Ah, e só pra constar, a busca de arquivos também aceita caracteres coringas!
Site do aplicativo: http://www.voidtools.com/

Aplicativo Everything

3) Agent Ransack
O aplicativo Agent Ransack tem basicamente a mesma função que o Everything, mas com uma diferença: ele faz a busca no conteúdo dos arquivos! Embora o Notepad++ também tenha essa função, o Agent Ransack se destaca por realizar a busca utilizando várias threads, agilizando o processo. Para utilizá-lo, basta indicar a pasta no campo “Look in” e digitar o texto no campo “Containing text”. Em poucos segundos, todas as ocorrências encontradas no conteúdo dos arquivos serão listadas abaixo.
Opcionalmente, o desenvolvedor pode configurar vários filtros no aplicativo, como a extensão dos arquivos, intervalo de datas, tamanho e expressões regulares. Para quem trabalha com vários arquivos de código-fonte, o Agent Ransack pode trazer uma produtividade significativa!
Site do aplicativo: http://www.mythicsoft.com/agentransack

Aplicativo Agent Ransack

4) Clover
Você já sentiu a necessidade de trabalhar com abas no Windows Explorer? A função do Clover é justamente essa! Ao instalá-lo, o Windows Explorer ganha um visual parecido com o do Google Chrome, ou seja, adiciona abas para cada diretório que é aberto. Além de facilitar a navegação entre as pastas do computador, uma grande vantagem é que apenas uma janela fica aberta na barra de tarefas, evitando a dificuldade na visualização de várias janelas.
Site do aplicativo: http://ejie.me/

Aplicativo Clover

5) EssentialPIM
O EssentialPIM, embora seja primariamente utilizado como agenda, possui um recurso relativamente útil para desenvolvedores, que são as “Notas”. Este recurso permite armazenar textos na estrutura de árvore, formando uma hierarquia de informações. Por exemplo, é possível criar uma nota principal chamada “Orientação a Objetos” e criar várias notas dependentes relacionadas à este assunto. O texto das notas permitem formatação, inserção de tabelas, imagens, hyperlinks e marcadores, logo, é um editor de textos bem rico.
Ao utilizar o EssentialPIM, não será mais preciso criar vários arquivos de texto espalhados no computador com lembretes e anotações.
Um adendo: existe um aplicativo chamado TreeDBNotes que também possui essa função de armazenar notas, no qual eu já utilizei e gostei bastante. Vale a pena conferir estes dois aplicativos e compará-los para descobrir as vantagens de cada um. Para ser honesto, não me recordo do motivo pelo qual estou utilizando o EssentialPIM ao invés do TreeDBNotes, rsrs.
Site do aplicativo: http://www.essentialpim.com/
Site do TreeDBNotes (alternativa): http://www.mytreedb.com/treedbnotes_free.html

Aplicativo EssentialPIM

6) Screenpresso
Este aplicativo não é diretamente direcionado para a produtividade do desenvolvedor, mas é um grande aliado para explicar funcionalidades para os usuários através de imagens. O Screenpresso captura uma printscreen da tela e permite aplicar várias edições, como numerações, flechas, zoom, colchetes e até embaçar algumas regiões da imagem. Além disso, o Screenpresso também possibilita a gravação de vídeos em boa qualidade. Com todos estes recursos, fica bem mais fácil demonstrar as funções do software, poupando o tempo do desenvolvedor nessa atividade.
Eu, particularmente, uso bastante!
Site do aplicativo: http://www.screenpresso.com/

Aplicativo Screenpresso

7) Radio? Sure!
Claro, e para deixar a atividade de programação mais “agradável”, por que não ouvir um som?
O Radio? Sure! é um player com aproximadamente 18 mil rádios de todo o mundo. No campo de busca, basta digitar o nome, gênero ou país para filtrar a lista de rádios. Em seguida, dê um duplo clique na rádio selecionada para que o player reproduza o streaming de áudio. Um grande diferencial desse aplicativo é variedade de gêneros e o visual simples, além da opção de adicionar favoritos.
Apesar da quantidade de rádios, existem algumas que não estão mais ativas ou mudaram de endereço, portanto, é comum que o Radio? Sure! não consiga encontrá-las.
Site do aplicativo: http://www.radiosure.com/

Aplicativo Radio? Sure!

É isso, pessoal!
Caso vocês tenham sugestões de outros aplicativos de apoio, compartilhem nos comentários!

Abraço!


Compartilhe!
Share on FacebookTweet about this on TwitterShare on LinkedInShare on Google+Pin on PinterestEmail this to someone

8 comentários

  1. Olá André. Parabéns pelo artigo. Eu conhecia duas das ferramentas citadas por você no artigo. Baixei as demais e curti muito o funcionamento das mesmas.

    Obrigado por compartilhar sua experiência e ajudar a facilitar nosso trabalho.

    Um forte abraço.

  2. Dica utilíssima!
    Gostei muito de saber que há softwares como o
    Agent Ransack e o Everything,já que eu utilizava muito o descontinuado Google Search Desktop, que localizava qualquer coisa no computador. Mesmo se procurássemos por um texto específico e digitássemos apenas um trecho que viesse à memória, ele localizava dentro do documento de texto, e indicava em que diretório estava o documento em questão. Vou testar ambos para ver se eles tem a mesma funcionalidade… Bela dica André!

    1. Olá, Jadilson!

      Tem razão, o Google Search Desktop era um grande assistente para buscar arquivos no computador. Eu, assim como você, também o utilizei por algum tempo.
      Ao trabalhar em diferentes empresas, acabei conhecendo o Agent Ransack e o Everything. Uma característica que gostei destes dois aplicativos é o tempo de busca para encontrar os arquivos. O primeiro utiliza Threads e o segundo monta uma base de índices, resultando em uma busca bem rápida.

      Abraço!

  3. amigo mto bom seu post
    so n gostei do fato de no everthing vc conseguir deletar arquivos literalmente do computador, caso der pra desabilitar isso (n achei a opcao) pra mim seria otimo, teve uma ora q esbarrei no DEL e tomei um susto, sorte q foi so pra lixeira, rs
    mas enfim, estou precisando fazer algo no meu sistema q fizesse justamente essa indexacao, usando o sqlite como ocorre nessa aplicacao, to precisando somente da logica, pois n penso em uma eficiente, sera q poderia dividir um pouco de sua sabedoria, rs
    http://www.activedelphi.com.br/forum/viewtopic.php?p=456821#456821

    1. Fala, Conde! Também não encontrei a opção no Everything que altere o comportamento da operação de Delete. Provavelmente o aplicativo utiliza o Shell do Windows para essas operações.
      A respeito da indexação na sua aplicação, não entendi se você se refere aos registros de uma tabela ou aos arquivos de um determinado diretório. Mesmo assim, se não me engano, existem alguns componentes de terceiros que oferecem essa funcionalidade, porém, não sei informá-lo onde encontrá-los.
      Abraço!

  4. Boa tarde, André.

    estou utilizando o EssentialPim para inicialmente organizar minha leitura e comentários aqui.
    Boa ferramenta, obrigado.
    Abraço.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Preencha o campo abaixo * Time limit is exhausted. Please reload CAPTCHA.