Contato com a MindTek

Contato com a MindTek

Fundada em 2005, a empresa MindTek é uma das pioneiras nacionais em soluções e serviços em Tecnologia da Informação. A empresa trabalha com Desenvolvimento Ágil para oferecer consultoria, manutenção de softwares, outsourcing e treinamentos especializados. Marcus Hardman é Gerente de Porjetos na MindTek e explica o motivo da adoção de metodologias ágeis e o que isso trouxe de mudanças nos processos internos.

A MindTek começou a utilizar o desenvolvimento ágil como metodologia de trabalho  há um ano atrás e obtivemos excelentes resultados nos projetos de desenvolvimento e manutenção de sistemas.

Um dos principais fatores que levaram a MindTek escolher essa metodologia de trabalho foi a percepção que esta metodologia minimiza alguns dos principais riscos de projetos de desenvolvimento de software, como a mudança de escopo e prioridades por parte de clientes e problemas de comunicação e entendimento de negócio por parte da equipe.

Em relação às constantes mudanças de escopo, este risco é mitigado pela característica de entrega constante de pequenos módulos dos sistemas contratados. Assim, caso alguma necessidade de mudança seja observada pelo cliente após a homologação dos módulos entregues, a negociação de alteração de prioridade dos próximos itens a serem desenvolvidos é facilitada. Como exemplo, ao invés de serem incluídas no próximo Sprint novas funcionalidades, pode ser incluída a alteração de funcionalidades já entregues. Dessa forma, não há mudança de custo para o cliente, mas sim uma redução do escopo total. Como as entregas são realizadas de acordo com a ordem de relevância da mesma, é mais interessante corrigir funcionalidades prioritárias do que implantar novas funcionalidades menos relevantes para o negócio do cliente.

Em relação aos problemas de entendimento de negócio e comunicação por parte da equipe do projeto, estas atividades são facilitadas através da dinâmica de diminuição do tamanho do escopo no qual a equipe está desenvolvendo no momento. Em outras palavras, aumenta-se o foco da equipe nas atividades do Sprint. Como apenas o escopo mais importante está em andamento, é mais fácil gerenciar o entendimento do negócio e garantir a uniformidade e integração das atividades do Sprint. Outro fator que contribui é o “Daily Meeting”, pequenas reuniões diárias de status (10-15 minutos) onde o comprometimento de cada colaborador com o projeto é apresentado para toda a equipe, agilizando a correção de erros e garantindo que pequenos desvios de tempo não cresçam acima da capacidade da equipe de contorná-los.

Ressalto que nenhuma mudança é fácil de implantar. A maioria das empresas de desenvolvimento de software ainda não adotou o SCRUM, o que gera insegurança para a equipe no início. É fundamental o apoio da alta direção da empresa,assim como o alinhamento junto ao cliente, uma vez que o SCRUM aumenta o volume de trabalho de homologação das entregas por parte deste. Muitos clientes não aceitam a proposta de redução de escopo para correção de “erros”, pois consideram que a mudança de escopo nada mais é do que um erro por parte da empresa no entendimento do problema exposto.

Por fim, apesar de haver resistências no início por todas as partes envolvidas (equipe, alta direção e cliente), os resultados práticos da adoção da metodologia conseguem vencer essas barreiras. Pelo menos foi assim que aconteceu na MindTek.

 

Marcus Hardman
Gerente de Projetos – MindTek

< Voltar para a pesquisa


 

Compartilhe!
Share on FacebookTweet about this on TwitterShare on LinkedInShare on Google+Pin on PinterestEmail this to someone

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Preencha o campo abaixo * Time limit is exhausted. Please reload CAPTCHA.