Contato com o TRE do Rio de Janeiro

Contato com o TRE do Rio de Janeiro

 O Tribunal Regional Eleitoral do Rio de Janeiro também consiste em profissionais de TI para manter o funcionamento e a disponibilidade dos sistemas para acessos externos. Carlos Eduardo Nunes é Gerente de Projetos no TRE, e possui uma grande experiência com Desenvolvimento Ágil baseado em toda a carreira dedicada ao desenvolvimento de sistemas.

O mundo ágil foi o fator de sucesso em minha vida profissional. Tenho paixão por liderança de gerenciamento de projetos de software e considero o modelo ágil, de todos, o que apresenta maior efetividade. Se atualmente podemos considerar que as ferramentas estão boas e o hardware cada vez melhor, então a falha só pode estar no processo. Portanto, a solução é rever os conceitos e prestar foco nas pessoas, pois são elas o sucesso dos projetos. Trabalhando motivadas, energizadas e usando algum modelo que preconiza tudo isso, não há premissa que venha a levar à falha de um projeto.

Nos processos anteriores a 1990, comparavam a Engenharia de Software, que é uma das atividades mais complexas do ser humano, à Engenharia Civil. O Método em cascata, por mais que chegue numa solução, provou-se ao longo dos anos ser extremamente engessado, desmotivador e responsável por documentação irrelevante e ineficiente. Os projetos em sua maioria sofriam atrasos ou perda de recursos. O programador de software jamais pode ser comparado a um ajudante de obras. Desenvolvimento de sistemas exige criatividade contínua e sem limites, diferente da Engenharia Civil, que não precisa dispor de criatividade para atividades repetitivas.

Assim, para mim foi muito fácil se aproximar pela visão ágil. Considero o Manifesto Ágil como a verdadeira bússola no processo de gerenciamento e desenvolvimento de software. Aposto todas as minhas fichas no Modelo Ágil para que as empresas de software alcancem maior produtividade, assim como agregarem maior valor aos produtos para os seus clientes. Um método que prega metas de curto prazo, com integração de equipe e entregas geradas de forma interativa e incremental, sem dúvida ganha mercado.

 

Carlos Eduardo Nunes
Gerente e Líder de Projetos – TRE-RJ

< Voltar para a pesquisa


 

Compartilhe!
Share on FacebookTweet about this on TwitterShare on LinkedInShare on Google+Pin on PinterestEmail this to someone

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Preencha o campo abaixo * Time limit is exhausted. Please reload CAPTCHA.