[Delphi] Integração com o Bitbucket

Boa noite, leitores!
Em breve retomo a série de artigos sobre Design Patterns. Aguentem firme!
O artigo de hoje é um pequeno tutorial sobre como integrar o Delphi com o Bitbucket. Como há muitos desenvolvedores criando repositórios nesse serviço, é muito útil que eles saibam que, com o Delphi, não é necessário instalar ferramentas de terceiros para trabalhar com esse controle de versão.

Introdução

Quando eu comecei a trabalhar com o Bitbucket, há cerca de três anos, utilizava o SourceTree para processar a sincronização de arquivos. Porém, não consegui me identificar com a ferramenta por conta de algumas preferências pessoais. Em pouco tempo migrei para o SmartGit que, diga-se de passagem, é excelente.

O que passou despercebido por nós, talvez, é a integração do RAD Studio com o Git desde a versão XE7. Com essa integração, é possível realizar operações de push, commit, pull e clean através da IDE do Delphi sem a necessidade da instalação de ferramentas externas. Por conta desse benefício, decidi elaborar um passo a passo bem objetivo, com imagens, de como configurar o ambiente para trabalhar com o Bitbucket.

1) Baixar o Git

O primeiro passo é acessar o link abaixo e baixar a versão mais recente do Git:
https://git-scm.com/download/win

2) Configurar o caminho da variável “core.askpass”

Como utilizaremos o Delphi para clonar um repositório através de um endereço HTTPS, é necessário configurar o caminho da variável “core.askpass”, relacionada ao uso de credenciais. Para isso, abra uma janela de prompt do DOS e digite a seguinte instrução:

3) Definir o caminho do Git e as credenciais nas opções do Delphi

Acesse o menu Tools > Options e navegue até a opção Version Control > Git. No painel à direita, informe o caminho do Git no campo “Git Executable” e também as credenciais no campo “User identification data”.

Configuração do Git e credenciais nas opções do Delphi

4) Copiar o endereço HTTPS do repositório

No Bitbucket, copie o endereço localizado na parte superior do repositório, como na imagem abaixo.

Endereço HTTPS do repositório no Bitbucket

5) Clonar o repositório no Delphi

Acesse o menu File > Open From Version Control e selecione “Git” na caixa suspensa. Na próxima janela, informe o endereço copiado no campo “Source” e o diretório local de destino no campo “Destination”:

Janela para cópia do repositório do Bitbucket

6) Preencher as credenciais

Por questões de segurança, antes de clonar o repositório, o Git solicita as credenciais do Bitbucket, mas, atenção: o User name é o que vem antes do “@bitbucket.org”, ao invés endereço de e-mail como alguns imaginam.

Preenchimento das credenciais para clonar o repositório

Se todos os passos foram seguidos corretamente, a janela abaixo será exibida, informando que o repositório foi “clonado” com sucesso:

Informação de repositório copiado com sucesso

A partir de agora, utilize o menu de contexto do Project Manager para realizar as operações do controle de versão.

Menu de contexto para acessar as ações do Git

Bem fácil, não é?
Vale lembrar que a IDE também tem integrações com Mercurial e Subversion, caso você os utilize!
Fico por aqui! Grande abraço!


André Celestino