Gesto Verde: O blog é neutro em CO2!

Gesto Verde: O blog é neutro em CO2!

Se você se importa tanto com sustentabilidade quanto eu, sabe do impacto que a tecnologia tem no meio-ambiente. A empresa Guiato também conhece este impacto e abriu uma campanha em parceria com o Instituto Brasileiro de Florestas chamada Gesto Verde, com a missão de conscientizar blogueiros, internautas e empresas com ações para promover a sustentabilidade.
Fui convidado para escrever um artigo sobre o assunto para colaborar com a divulgação da campanha e “neutralizar” o meu blog!
Se você também deseja fazer parte deste time, acompanhe o artigo!

 

Assim que recebi o e-mail da Palloma, uma das integrantes da equipe Gesto Verde, meus primeiros sentimentos foram de orgulho e admiração. Fico contente em saber que ainda existem pessoas empenhadas em melhorar o mundo em que vivemos, mesmo que por gestos simples.
De acordo com os números do Gesto Verde, um mero blog (como este) pode produzir até 3,6kg de dióxido de carbono por ano, dependendo da quantidade de visitas que ele recebe. É por isso que pretendo não somente disseminar conhecimento com o blog, mas também participar e promover iniciativas relacionadas à sustentabilidade.

TI Verde - Green ITDevemos assumir que a tecnologia, ao mesmo tempo que trouxe benefícios para a sociedade, também trouxe malefícios para o meio-ambiente. A produção e o descarte de componentes eletrônicos, o alto consumo de energia e a emissão de dióxido de carbono são um dos fatores que contribuem para essa realidade. Essa preocupação motivou a formação de uma tendência conhecida como TI Verde, ou Green IT, voltada para a utilização de tecnologia de forma menos agressiva.

A virtualização é uma das tecnologias que se associam ao conceito de TI Verde. O simples fato de virtualizar vários servidores utilizando apenas uma máquina evita a aquisição de novos hardwares (consequentemente evitando a fabricação) e reduz o consumo de energia. Por falar em servidores, hoje é comum encontrar Data Centers com inúmeros computadores ligados simultaneamente, exigindo alta demanda de energia tanto para o funcionamento quanto para a climatização. Algumas empresas adeptas ao TI Verde, também chamadas de Empresas Verdes, já tomaram providências para reduzir esse impacto: utilizar a energia natural! A energia eólica, por exemplo, já é utilizada por algumas empresas para climatizar a sala de servidores.

Empresas verdes também optam pela aquisição de materiais e componentes que trazem o menor impacto possível para o meio-ambiente. Além disso, conscientizam os funcionários sobre a impressão de papel (assunto abordado pelo Gesto Verde), reciclagem de lixo e racionalização de energia como, por exemplo, orientação para desligar o monitor ao se ausentar da estação de trabalho. Essa adoção de práticas pode refletir na consciência de cada funcionário, de modo que eles também possas tomar iniciativas no dia-a-dia para promover a sustentabilidade.

Ao meu ver, este é o grande impasse. Muitas pessoas simplesmente não se importam com  o impacto do seu “rastro” no meio-ambiente, também conhecido como footprint. A produção demasiada de lixo e o consumo excessivo de energia, água e combustível são exemplos da ignorância do ser humano em relação à sustentabilidade. Eu, particularmente, já tomei algumas iniciativas:

  • dou preferência para produtos “verdes” no supermercado, mesmo que sejam mais caros;
  • separo o lixo reciclável e o disponibilizo para a coleta seletiva;
  • não dispenso lixo nas ruas ou áreas públicas;
  • controlo o meu consumo de energia;
  • troco lâmpadas tradicionais por fluorescentes;
  • reutilizo recipientes, como garrafas de água.

Essas iniciativas me fazem sentir mais “verde”. 

 

Gesto Verde | Guiato

Mais uma vez gostaria de agradecer à equipe do Gesto Verde pelo contato e pela oportunidade de participar dessa campanha, e também os parabenizo pela iniciativa e esforço em promover a conscientização e construir uma sociedade mais sustentável.

E você, já faz parte dessa missão?
O AndréCelestino.com é neutro em carbono! Faça também sua parte. Acesse e promova o Gesto Verde!

Meu Blog é neutro em CO2


 

Compartilhe!
Share on FacebookTweet about this on TwitterShare on LinkedInShare on Google+Pin on PinterestEmail this to someone

1 comentário

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Preencha o campo abaixo * Time limit is exhausted. Please reload CAPTCHA.