Notepad++: Um bloco de notas para desenvolvedores

Notepad++: Um bloco de notas para desenvolvedores

Já faz um bom tempo que eu utilizo uma ferramenta muito interessante para visualizar códigos em diversas linguagens. Nesse artigo vou apresentá-la a vocês, e espero que seja tão útil quanto é para muitos desenvolvedores!

O Notepad++ é um software gratuito desenvolvido por um grupo de 12 programadores responsáveis por manter o software e realizar as atualizações necessárias para corrigir falhas e implementar novas funções. Atualmente o Notepad++ se encontra na versão 6.1 e pode ser baixado neste link.
O objetivo do Notepad++ é facilitar a legibilidade e manutenção de códigos-fonte em várias linguagens de programação, aplicando as formatações adequadas para as palavras reservadas de cada linguagem. Por exemplo, ao abrir um arquivo PHP pelo Notepad++, o conteúdo do arquivo é automaticamente reconhecido e formatado de acordo com os padrões da linguagem, conforme o exemplo da figura abaixo:

Exemplo de código-fonte visualizado no Notepad++

 

O Notepad++ também permite a personalização de cores das formatações, disponível no menu Configurações > Configurador de estilos. Ao acessar esta janela, observe que o software já traz diversas configurações de cores pré-definidas, além da opção para alterar o tema visual do aplicativo. O Notepad++ oferece suporte para mais de 50 linguagens, subdivididas por letras iniciais no menu Linguagem. Para os desenvolvedores que trabalham com poucas linguagens de programação, a janela de preferências do Notepad++ permite desabilitar itens não utilizados, resultando em um menu mais compacto. As outras opções do Notepad++ estendem-se à configurações do editor, impressão do conteúdo, barras de ferramentas e comportamento do aplicativo, permitindo uma fácil personalização de preferências.

Opções do menu de linguagens do Notepad++

 

O software ainda possui recursos avançados, como auto-completar, alinhamento de código, gravação de macros e manipulação de palavras, semelhante a um editor de códigos tradicional. Na janela de preferências também há uma opção para associar tipos de arquivos com o Notepad++. Dessa forma, os arquivos de código-fonte no computador serão abertos diretamente no Notepad++ por padrão.
Além de auxiliar desenvolvedores na escrita e leitura de códigos, o Notepad++ é também um editor de textos aprimorado, com inúmeras funções para manipulação de textos nos menus Editar e TextFX. Tais funções são extremamente úteis para pessoas que trabalham com composição de artigos, letras de música, edição de conteúdo em documentos e outras tarefas relacionadas.

O Notepad++ trabalha com sistema de abas, semelhante aos navegadores de internet atuais. Este recurso permite que o usuário abra vários arquivos em uma mesma janela e tenha fácil acesso entre eles através do menu Janela ou pelas teclas de atalho CTRL + TAB. Para cada arquivo, algumas estatísticas são apresentadas na barra de status, como a quantidade de letras, linhas e colunas contidas no texto, além da numeração de linhas na margem esquerda da janela.

O software também oferece a opção de sessões, que permite salvar a área de trabalho atual do Notepad++. Caso o usuário esteja trabalhando com 5 documentos ao mesmo tempo e não deseja reabri-los futuramente, basta salvar a sessão atual e depois carregá-la, para que todos os documentos sejam abertos novamente nas abas. Uma característica que chama bastante a atenção dos usuários do Notepad++ é o recurso de instalar plugins para a expansão de suas funcionalidades. Por padrão, o software já instala alguns plugins durante a instalação, mas permite que novos plugins sejam adicionados através do menu Configurações > Importar. E por sua vez, o menu Executar apresenta mais alguns recursos adicionais, como a visualização do arquivo atual em um navegador de internet e a pesquisa automática de alguma palavra selecionada no texto no Google ou Wikipedia.
Pra ser sincero, eu ainda não tive tempo suficiente para explorar e testar todas as funções disponíveis no Notepad++, mas sem dúvidas, é uma ferramenta que tem me auxiliado muito em minhas tarefas. Quem se interessar pelo software e quiser conhecê-lo melhor sem compromisso, há uma versão portátil no site PortableApps, que dispensa a instalação no computador.

 

Espero que gostem do aplicativo!
Até a próxima!


 

Compartilhe!
Share on FacebookTweet about this on TwitterShare on LinkedInShare on Google+Pin on PinterestEmail this to someone

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Preencha o campo abaixo * Time limit is exhausted. Please reload CAPTCHA.