Ribeirão Preto – A Califórnia Brasileira

Ribeirão Preto - A Califórnia Brasileira

Oito meses atrás, eu estava arrumando minhas malas para encarar uma vida independente, em um local que até então era totalmente desconhecido pra mim: Ribeirão Preto. Na verdade, antes de me mudar, procurei obter mais informações sobre a cidade, principalmente com pessoas que moram ou já haviam morado nela. A resposta, na maioria das vezes, eram bem semelhantes: uma cidade bastante desenvolvida, com muitas oportunidades, porém, muito quente!

 

Cheguei em Ribeirão Preto em maio de 2012 para trabalhar como programador pleno. De início, já estranhei bastante o trânsito, que por sinal não era nem pouco parecido com a minha cidade natal. Claro, é pelo simples fato de que Ribeirão Preto é praticamente 50 vezes maior que ela, rsrs. No primeiro mês, já me organizei pra conhecer os três shoppings da cidade: Ribeirão Shopping, Santa Ursula e o Novo Shopping. Como era de se esperar, são surpreendentes. E dizem que o melhor ainda está por vir: já deram início nos projetos de instalação do Shopping Iguatemi!

 
Shopping Santa Ursula - Ribeirão Preto
Shopping Santa Ursula


Ribeirão Shopping - Ribeirão Preto
Ribeirão Shopping

Novo Shopping - Ribeirão Preto
Novo Shopping

 

Ribeirão Preto tem aproximadamente 600 mil habitantes, quase o mesmo tamanho de Sorocaba. O alto número de habitantes faz com que o trânsito fique um pouco abarrotado, principalmente no final de expediente, às 18:00. As principais avenidas de acesso entre os pontos da cidade, como a Caramuru e Dr. Francisco Junqueira, ficam bem movimentadas nesse horário, mas acaba se tornando uma rotina pra quem faz esse trajeto diariamente. Alguns tentam evitar o trânsito passando pelo centro da cidade, mas talvez se torne ainda mais demorado por causa da transição de ônibus.

Pelo pouco tempo que estou aqui, também pude notar o quanto a cidade vem crescendo no setor imobiliário. Há vários prédios residenciais e comerciais sendo construídos em locais distintos da cidade, sem falar que toda semana no semáforo eu recebo um panfleto com novos apartamentos à venda.

Choperia Pinguim - Ribeirão PretoPra vocês, quando falam sobre Ribeirão Preto, a primeira coisa que vem a cabeça é Pinguim, não é? Haha! Sim, essa choperia realmente é um dos atrativos da cidade, além de ser um dos melhores pontos para um Happy Hour após o serviço. Ao lado da choperia, há o Teatro Dom Pedro II, sempre com shows e eventos bem interessantes, embora eu ainda não tenha ido a um deles. O centro da cidade é bem diversificado, com um grande acervo de produtos e serviços para várias necessidades. Atualmente o centro está passando por uma reforma nas ruas, porém, não faça ideia do motivo. Talvez seja para colocar climatizadores nos postes, rsrs.

Os parques naturais da cidade também são bem atraentes, e me chamou bastante a atenção. O Parque Curupira, próximo à UNAERP, é um ótimo local pra fazer uma caminhada ou visitar em um final de semana. Há também o Parque Raya, próximo à Avenida João Fiúsa, o Parque Maurílio Biagi, ao lado da Rodoviária e o Zoológico, nos Campos Elíseos. 



Parque Prefeito Luiz Roberto Jábali (Parque Curupira) em Ribeirão Preto
Parque Curupira

Parque Luis Carlos Raya em Ribeirão Preto
Parque Raya

 

Apesar de todas as admirações da cidade, devo confessar que Ribeirão Preto não deixa de ser uma cidade muito, muito quente! Aqui, presenciei a temperatura atingindo aproximadamente 45º em alguns dias. Eu chegava a ver miragens de tanto calor, rsrs. A temperatura só caiu quando voltou a chover no mês seguinte. Outro fato que infelizmente entristece alguns moradores são as queimadas de cana que ocorrem próximas à cidade todos os meses. Quando isso acontece, acordamos com fuligens espalhadas nas varandas e quintais, além da sensação do ar quente. Todavia, dizem que uma nova lei está vigorando para que essas queimadas sejam tratadas de forma que não afetem os moradores.

12ª Feira do Livro em Ribeirão Preto

Ribeirão Preto também é considerado um grande pólo tecnológico. Aqui há cerca de 40 empresas de software para diversos setores de negócio. Esse índice leva as empresas a abrirem vagas periodicamente para profissionais de TI. Foi por meio de uma dessas vagas que me encaixei aqui, rsrs. A cidade também tem várias faculdades, fato que também a torna um pólo universitário. USP, UNIP, UNAERP, FAAP, Reges e Barão de Mauá estão todas presentes em Ribeirão Preto! Vale mencionar que os cursos de medicina foram classificados entre os melhores do estado de São Paulo.

Apesar de estar em Ribeirão Preto há apenas oito meses, me identifiquei com a cidade. Há muitas opções para curtir a noite, como o Vila Dionisio, Goa Lounge e Cinema D, por exemplo. Enfim, sou um novato em Ribeirão Preto e, portanto, não tenho muito a dizer. É uma cidade que, apesar do grande número de habitantes, é bem distribuída. Caso surja uma oportunidade, não deixe de conhecê-la!

Ribeirão Preto vista do Mirante do Bosque Municipal Fábio Barreto
Ribeirão Preto vista do mirante do bosque municipal

 

Até a próxima, leitores!


 

Compartilhe!
Share on FacebookTweet about this on TwitterShare on LinkedInShare on Google+Pin on PinterestEmail this to someone

6 comentários

  1. EU,AMEI O SEU COMENTÁRIO SOBRE Á CIDADE DE RIBEIRÃO PRETO ANDRÉ LUÍS CELESTINO,P/QUEM SÓ MORA Á 8 MESES,RESUMIU DE UMA TAL FORMA AS QUALIDADES DE UMA GRANDE CALIFÓRNIA BRASILEIRA,COM TANTO ESPLENDOR,QUE PARECE LÁ NO FUNDO DÁ A IMPRESSÃO QUE VOCÊ,CONHECE A MUITOS ANOS,ESSA CIDADE TÃO ADMIRÁVEL,NÃO É? DOU O MEUS PARABÉNS,PELO DESAFIO DE UMA BELA ESCOLHA,SEJA FELIZ,MEU CARO AMIGO VIRTUAL:ANDRÉ LUÍS,DA SUA MAIS NOVA AMIGA VIRTUAL DA CIDADE DE:SANTOS,EMPREENDEDORA:DEBORAGLORIA.UM ABRAÇO FORTE!TENHA UM ÓTIMO FINAL DE SEMANA,OK!
    8/2/2013.

  2. Olá, Débora!
    Muito obrigado pelo comentário! Ribeirão Preto foi uma cidade que realmente marcou a minha vida! Hoje estou em Florianópolis por motivos profissionais, mas não pensaria duas vezes se tivesse que voltar pra lá!
    Grande Abraço!

  3. Olá, André Luiz!
    Parabéns pela sua eletrizante postagem sobre Ribeirão Preto.
    Em dezembro deste ano pretendo me mudar com minha família para a “Califórnia brasileira” e apreciei muito tudo o que vc escreveu. Continue escrevendo.
    Abraços e até mais.

    1. Olá, Wilson! Ribeirão Preto realmente foi uma cidade que deixou lembranças. Espero que morar lá seja tão bom pra você quanto foi pra mim. Obrigado pelo comentário!

  4. Encontrei esta postagem em boa hora , pretendo me mudar de São Paulo e bem provável que a cidade escolhida seja Ribeirão Preto por vários motivos principalmente profissional !! o comentário positivo sobre a cidade só reforçou meu propósito.

    1. Olá, Elida, tudo bom?
      Ribeirão Preto foi uma cidade que marcou na minha memória! Espero que a sua experiência nessa cidade seja tão boa quanto a minha!
      Boa sorte, abraço!

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Preencha o campo abaixo * Time limit is exhausted. Please reload CAPTCHA.