Sites úteis na internet – Parte III

Sites úteis na internet – Parte IIISaudações, leitores!
Ao revisar o histórico de publicações de artigos no blog, notei que o último artigo sobre indicações de sites na internet foi no final de 2012. Já faz um tempinho, não? Por conta disso, elaborei mais uma coletânea de links interessantes. Espero que possa ajudá-los!

 

Pra iniciar o artigo, recomendo cinco sites para profissionais que trabalham com desenvolvimento. O primeiro deles é o Balsamiq Mockups, uma ótima ferramenta para criar protótipos de tela de forma bem fácil e intuitiva. O Balsamiq Mockups fornece uma grande variedade de artefatos para serem utilizados nos protótipos, como botões, gráficos, textos, caixas, abas e barras. Há também a versão desktop. Vale a pena conferir!

A segunda recomendação é o site Instant SQL Formatter, bastante útil para formatar scripts SQL conforme opções definidas pelo usuário. Por exemplo, é possível configurar o estilo de identificadores, quebras de linha, parâmetros e o banco de dados no qual o script será executado. Além disso, há várias opções de saída, como XML e HTML.
Em terceiro lugar, indico também o site ConvertCase que, como o próprio nome sugere, tem a função de converter textos para diferentes estilos: minúsculo, maiúsculo, sentence (somente a primeira palavra começa com maiúscula) e capitalized (cada palavra começa com maiúscula). Apesar de bem simples, pode ser útil para escrever documentações, comentários em código-fonte ou textos em geral.

Se você tem dúvidas na linguagem SQL, o site 1KeyData pode lhe ajudar! Este site tem um ótimo tutorial de comandos SQL com explicações, exemplos e regras de sintaxe. Ah, e é em português!
Por fim, indico também a página Oportunidades em TI no Facebook, dedicada à divulgação de vagas na área de TI em todo o país. Mesmo que você não esteja procurando por um novo trabalho, a página pode ser útil para acompanhar as exigências do mercado de trabalho, dando-lhe a oportunidade de aprimorar os conhecimentos nas áreas que apresentam maior demanda.

Ainda no contexto de TI, o site Copel fornece um medidor de velocidade de conexão, importante para quem precisa conferir se a velocidade que está no contrato condiz com a velocidade real.
O ProxFree, por sua vez, disponibiliza um serviço proxy para vídeos do YouTube. Quando o utilizei, tive a impressão de que o vídeo carregou um pouco mais rápido, mas não sei confirmar se isso de fato acontece.
Uma ótima recomendação é o site LastPass. Acredito que muitos já o conheçam, mas vale a pena apresentá-lo neste artigo. Em linhas gerais, o LastPass pode ser definido como um repositório que armazena seus dados de login para qualquer site. Além de manter todas as senhas em um único local, o LastPass pode ser instalado como extensão no Chrome, Firefox ou Internet Explorer. Dessa forma, ao acessar algum site, o LastPass já se encarrega de preencher os dados e realizar o login automaticamente.

Para quem gosta de viajar, o roteirizador do ViaFacil é uma excelente opção para traçar rotas. Diferente do Google Maps e do MapLink, o ViaFacil também calcula o custo com pedágios, custo com combustível, quantidade necessária de combustível e ainda exibe os trechos com pistas dupla e simples.
Outro site interessante é o Impostômetro, que exibe o valor atualizado da arrecadação de impostos no Brasil. O número é assustador, e nos deixa a dúvida de onde todo este montante é aplicado, já que não vemos investimento nas áreas da saúde, transporte, educação e segurança. Bom, mas isso é assunto para outro artigo.

Partindo para o entretenimento, trouxe três sites bem bacanas. Um deles é o iNudge, que proporciona uma plataforma para você criar sua própria música! Basta escolher um dos 8 tipos de instrumentos e arrastar o mouse na matriz para criar o som. Bem interessante!
Já o WeaveSilk permite que você crie imagens (no estilo ondas de seda) utilizando o mouse. Clique no botão New e arraste o mouse sobre a tela para desenhar as ondas. Após finalizado, é possível salvar a imagem no formato PNG.
Aproveite também e confira o site The Restart Page, que traz um histórico das telas de reinicialização da maioria dos sitemas operacionais existentes, inclusive o Mac. Só para fazer um teste, clique no botão Restart da tela do Windows XP e observe a animação!

E pra fechar, recomendo mais dois sites que venho utilizando bastante ultimamente. O primeiro é o Dicionário de Sinônimos, no qual utilizo muito para redigir meus artigos e trabalhos. E, se você gosta de inglês, indico os podcasts do ESLPod, disponíveis gratuitamente. Cada podcast tem aproximadamente 15 minutos: nos primeiros 5 minutos o professor conta uma história cotidiana, e nos 10 minutos seguintes explica o vocabulário e as expressões citadas na história. Além do aprendizado, este podcast também é importante para treinar os ouvidos.

 

Certo, pessoal?
Se vocês tiverem outras indicações, deixem um comentário!
Abraço!


Confira também as outras partes deste artigo:

Sites úteis na internet – Parte I
Sites úteis na internet – Parte II
Sites úteis na internet – Parte III


 

Compartilhe!
Share on FacebookTweet about this on TwitterShare on LinkedInShare on Google+Pin on PinterestEmail this to someone

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Preencha o campo abaixo * Time limit is exhausted. Please reload CAPTCHA.