Sites úteis na internet – Parte I

Sites úteis na internet - Parte IA internet é uma rede repleta de informações compartilhadas e espalhadas por vários domínios no mundo, onde tais informações crescem desenfreadamente a cada dia, incluindo novos fóruns de discussão, blogs, redes sociais, lojas virtuais, entretenimento, entre várias outras áreas. Por esse motivo, é comum ter dificuldades ao procurar por uma determinada informação, por mais simples que ela seja. Para isso servem os motores de buscas – entretanto, muitas vezes retornam tantos resultados que fica difícil saber qual deles tem um conteúdo mais eficiente e objetivo. E isso pode levar algum tempo percorrendo as páginas de resultados. Neste artigo, reuni alguns sites que podem ser úteis para alguns usuários, principalmente pra quem trabalha ou lida bastante com informática.

 

Para começar, que tal conhecer alguns sites populares para downloads? Eu indico quatro opções: Baixaki, Superdownloads, CNet e MajorGeeks. Esses sites armazenam as últimas versões de softwares, além de exibir comentários e popularidade de cada aplicativo.
Pra quem trabalha com programação, aqui segue algumas dicas: no site do Macoratti, é possível encontrar vários artigos sobre programação em linguagens C#, Visual Basic, ASP e .NET. Para desenvolvedores em Delphi, existe o ActiveDelphi e o DelphiBasics, com vários tutoriais, exemplos e componentes para a ferramenta. Quem programa em C++ já deve conhecer o CProgramming.com, um site com vários conceitos sobre a linguagem dividido em lições. Programadores em PHP podem obter auxílio no site PHP.net e PHP Mania, enquanto desenvolvedores em Java podem visitar o conceituado GUJ. Existe também alguns sites que abordam dicas sobre diversas linguagens, como o CodigoFonte.net, Script Brasil e o Arquivo de Códigos. Mas se estiver procurando por apostilas, vale a pena dar uma conferida no Apostilando.com. E caso você trabalhe com webdesign, pode querer criar preloaders prontos nos sites AjaxLoad e Preloaders.net.

Quer escutar música pela internet? Experimente o Grooveshark ou o Last.fm e crie suas próprias playlists na web! Se a internet estiver lenta e for necessário realizar alguns testes, visite os sites Powerline ou RJNET!
Aprender uma nova língua, de preferência o Inglês, pode ser um bom investimento para a carreira. Os portais LiveMocha, LingQ e Kantalk oferecem cursos gratuitos de linguagens e ainda possuem comunidades para usuários e sistema de mensagens, para que pessoas de diferentes países se comuniquem.
Para armazenar imagens online, use o Photobucket (muito bom!), ou o Picasa da Google, e para armazenar arquivos, utilize os planos gratuitos do MediaFire, 4shared ou use sua conta do Hotmail para usufruir do SkyDrive.
Talvez já aconteceu de você baixar um arquivo com aquela extensão que nunca ouviu falar e não ter a mínima idéia de qual programa usar para abrí-lo, certo? Bem, utilize o portal OpenWith, pesquise a extensão e confira qual o programa correto para abrir o arquivo.

Se você trabalha com segurança da informação, segue 3 links: o site FileInspect serve para pesquisar processos do Windows. Basta digitar o nome do processo na caixa de pesquisa e obter informações. Já o site VirusTotal permite que você envie um arquivo suspeito e o coloque à prova de fogo por vários antivírus, para descobrir se realmente trata-se de um arquivo malicioso. Por outro lado, se você quiser testar o seu antivírus, entre no site Eicar.org e baixe um dos arquivos em anexo na página. Ele simula um arquivo infectado para testar a eficiência do seu antivírus. Mas pode ficar tranquilo, é só uma simulação.
Não sabe alguma palavra do dicionário português? O site Priberam é muito rico em definições e conjugações de verbos. Eu particularmente o utilizo muito ao redigir artigos. E que tal dar um show em um seminário acadêmico? O site SlideRocket permite montar apresentações em 3D com vários efeitos, e ainda exportá-lo para rodar em qualquer PC. Basta apenas fazer um cadastro gratuito por um determinado prazo.
E por último: se você está à procura de artigos sobre tecnologia, não deixe de visitar o site AndréCelestino.com! Hahaha!

 
Tem algum site pra indicar? Comente abaixo!
Até mais, pessoal!


Confira também as outras partes deste artigo:

Sites úteis na internet – Parte I
Sites úteis na internet – Parte II
Sites úteis na internet – Parte III


 

Compartilhe!
Share on FacebookTweet about this on TwitterShare on LinkedInShare on Google+Pin on PinterestEmail this to someone

1 comentário

  1. Muito bão isso André, uma coleção de ótimos sistes, reunido no mesmo artigo, realmente é muito útil. Alguns eu já uso, outros foi uma novidade pra mim. Indico o site http://www.iped.com.br que é um ótimo site para fazer cursos on-line,com sala de aula, palestras on-line, atividade reflexiva e certificado de conclusão.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Preencha o campo abaixo * Time limit is exhausted. Please reload CAPTCHA.