Olá, leitores!
O artigo de hoje é uma mera utilidade pública. Em alguns casos, o RAD Studio pode exibir um Access Violation após a instalação do plugin CnPack, principalmente nas versões Seattle, Berlin, e Tokyo. Neste artigo, apresento a solução para este problema!

 

O CnPack é um plugin chinês que instala uma coleção de recursos para aprimorar a produtividade do desenvolvedor nas atividades de codificação. Recomendo! Atualmente está disponível para todas as versões do RAD Studio.
Porém, na internet, há alguns relatos de erros na inicialização do RAD Studio após a instalação deste wizard. Aconteceu comigo também, na versão Tokyo. Ao iniciá-lo, eu recebia um Access Violation no pacote “coreide250.bpl”.

Após algumas pesquisas, encontrei a solução no próprio fórum do CnPack, postada por um desenvolvedor.
O primeiro passo é acessar o caminho abaixo no registro do Windows (regedit):

Computador\HKEY_CURRENT_USER\Software\Embarcadero\BDS\XX.X\Editor\Options\Known Editor Enhancements

Onde “XX.X” corresponde à versão do RAD Studio, lembrando que:

  • 17.0: Seattle
  • 18.0: Berlin
  • 19.0: Tokyo

 

Em seguida, remova a chave “CnPack.BufferList“.

Após removê-la, será necessário “reordenar” as prioridades das outras chaves que existem nesse diretório. Como removemos uma das chaves, é provável que exista um “buraco” nessa lista de prioridades, portanto, certifique-se que o valor “Priority” de cada chave esteja preenchido de forma sequencial, iniciando por zero.

Na imagem abaixo, “Borland.BufferList” possui o valor 4, porém, há apenas 4 chaves nesse diretório. Sendo assim, essas chaves deverão ser ajustadas com sequencial de 0 a 3 para suprir o gap causado pela remoção da chave “CnPack.BufferList”.

Chave Known Editor Enhancements no Regedit

 

Feito isso, o problema será solucionado.
Abraço e até breve, pessoal!