Contato com Jim Highsmith

Contato com Jim Highsmith

 Veterano em Desenvolvimento Ágil, Jim Highsmith é um dos membros da Agile Alliance e criador da metodologia ágil Adaptive Software Development (ASD), sendo um dos grandes pioneiros na criação e crescimento de técnicas ágeis nas empresas. Entrar em contato com Jim Highsmith não foi uma tarefa fácil, mas após muita persistência, ele atenciosamente retornou o e-mail expondo a sua opinião sobre a utilização do Desenvolvimento Ágil em projetos grandes.

Pergunta: Muitas pessoas dizem que o Desenvolvimento Ágil não é apropriado para grandes projetos, como ERPs e sistemas complexos. Se o Desenvolvimento Ágil é mais confiável e flexível, por que as empresas insistem em usar o Desenvolvimento em Cascata? É uma tradição ou insegurança?

O Desenvolvimento Ágil, sem dúvida, tem sido usado em vários projetos extensos. A HP, por exemplo, utilizou metodologias ágeis em um projeto de programação de um firmware, envolvendo 400 pessoas divididas em cinco locais distintos. Outras empresas também utilizaram Desenvolvimento Ágil em projetos equivalentes ou até maiores. Ao contrário do que afirmam, o Desenvolvimento Ágil também é utilizado em projetos de ERPs, mas a equipe tem que passar por uma série de adaptações para utilizá-lo neste caso. A maioria das pessoas se preocupa principalmente pelo fato de não ter usado metodologias ágeis o suficiente para sentirem-se seguras de utilizá-las em projetos grandes e sistemas distribuídos.

Apesar da minha opinião, as diferenças entre o Desenvolvimento Ágil e o Desenvolvimento em Cascata são questões extremamente abertas que dependem da perspectiva e do âmbito da equipe de desenvolvimento. Existem vários documentos e apresentações disponíveis que discutem sobre essas diferenças, e eu sempre costumo revisá-los para acompanhar a evolução da Engenharia de Software.

 

Jim Highsmith
Consultor Executivo – ThoughtWorks
Criador da metodologia ágil Adaptive Software Development (ASD)

< Voltar para a pesquisa


 

Compartilhe!
Share on FacebookTweet about this on TwitterShare on LinkedInShare on Google+Pin on PinterestEmail this to someone

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Preencha o campo abaixo * Time limit is exhausted. Please reload CAPTCHA.