Embarcadero Conference 2018 – Review

Embarcadero Conference 2018 - Review

Tudo novo de novo! #EC2018Rio

A Embarcadero Conference 2018 talvez tenha sido uma das conferências mais marcantes de todos os anos aqui no Brasil. O evento foi realizado em um novo formato (uma única sala, sem paredes, com 7 palestras simultâneas), trouxe grandes nomes da comunidade Delphi brasileira, e também contou com a presença de duas figuras ilustres da Embarcadero: Jim McKeeth, Engenheiro e Developer Advocate, e David Millington, Gerente de Produtos. Um dos principais motivos de todas essas novidades foi o pré-lançamento do RAD Studio 10.3, que será chamado carinhosamente de RAD Studio Rio!
Muitos já suspeitavam dessa homenagem por conta do codinome “Carnival” que o produto levava em sua versão Beta. Agora já não há mais segredos, rsrs!

O evento foi bastante rico em conteúdo, abordando testes, mobile, IoT, Web e DevOps, arquitetura e melhores práticas. Tive a honra de iniciar a trilha de Best Practices com o tema SOLID, que já foi abordado em cinco artigos aqui no blog.
Devo dizer que fiquei impressionado com a “modernização” dos temas apresentados este ano. Houve palestras, por exemplo, sobre mensageria (Redis e RabbitMQ), Firebase, Programação Orientada a Aspectos, deploy para Windows Store, Google Cloud Vision, Docker, AI, Amazon e microservices. Nota-se claramente que o Delphi está acompanhando toda a evolução de arquitetura e tecnologias do cenário de desenvolvimento de software atual, e isso é ótimo! 🙂

Bom, sobre a versão 10.3, ainda estou preparando um artigo mais detalhado, mas já adianto que houve uma melhoria no visual da IDE, tornando-a mais clean. Em breve publico mais detalhes!

Criei um álbum na página do Facebook do blog com algumas fotos. Clique aqui para acessá-las!

Bom, pessoal, agora que a EC já aconteceu, voltarei à “programação normal” do blog, rsrs.
Grande abraço!

2 comentários

    1. Obrigado pelo feedback, Manoel! O evento realmente foi fantástico! 🙂

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *